Em Euphoria: Build a Better Dystopia, você lidera uma equipe de trabalhadores (dados) e recrutas (cartas) para reivindicar a propriedade de um mundo distópico. Você vai gerar produtos, cavar túneis para se infiltrar em áreas opostas, construir mercados, coletar artefatos, fortalecer alianças e cumprir objetivos secretos.
Euphoria é um jogo de alocação de trabalhadores no qual os dados são seus trabalhadores. O número em cada dado representa o conhecimento do trabalhador - ou seja, o seu nível de consciência de que ele está em uma distopia. O conhecimento do trabalhador permite vários bônus e impacta a interação do jogador. Se o conhecimento coletivo de todos os seus trabalhadores ficar muito alto, um deles pode te abandonar. Você também tem duas cartas de recrutamento de elite à sua disposição: um promete fidelidade a você, mas o outro precisa de algum convencimento. Você pode revelar e usar o recruta reticente ao atingir certas metas no jogo... ou deixar que os outros jogadores atinjam essas metas para você.
Seu caminho para a vitória está pavimentado com o suor de seus trabalhadores, a força de suas alianças, e os túneis que você cava para se infiltrar em outras áreas do mundo, mas o destino é a apropriação de terras na forma de influência de área. Você faz isso através da construção de mercados que impõem duras restrições às liberdades pessoais sobre outros jogadores, mudando a cara do jogo e abrindo novos caminhos para a vitória. Você também pode se concentrar na coleta de artefatos do velho mundo, objetos de lazer que são extremamente raros nesta sociedade utilitária. A elite distópica cobiça esses artefatos - especialmente pares correspondentes - e estão dispostos a dar-lhe extensões de terras em troca deles.
Quatro sociedades distintas, cada uma delas esperando por você para reescrever a história. O que você está disposto a sacrificar para construir uma melhor distopia?